08/05/2015

BRASIL: Seminário Internacional de Direitos Sindicais aborda direitos sindicais dos servidores

 O presidente da Confederação Latinamericana e do Caribe de Trabalhadores Estatais, Julio Fuentes, fez uma ampla explanação trazendo a experiência dos países americanos acerca do assunto.

O presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos Gomes dos Santos, defendeu a importância da implementação da Convenção 151 no Brasil, durante o segundo painel, Domingos destacou a urgência da regulamentação desta ïmportante” pauta, para que assim os servidores públicos tenham direito a greve e a negociação coletiva e liberdade sindical, principalmente num momento que a categoria encontra-se ameaçada com a possibilidade de terceirização e privatização dos serviços públicos. “A terceirização é um dos modelos mais nefastos para os serviços públicos, depois que isso se instalar, não haverá mais volta, os serviços ficarão nas mãos da iniciativa privada. Se permitirmos que seja aprovado o projeto PL 4330 que está tramitando no Congresso Federal, a terceirização generalizada dos serviços será implementada sem volta”, alertou João Domingos.

O Seminário Internacional faz parte das comemorações dos 25 anos de fundação da Fessergs, comemorados em 09 de maio. As atividades iniciaram na noite desta quinta-feira (7), com a abertura do encontro e coquetel de confraternização com a presença de dirigentes estaduais, nacionais e internacionais.

Fonte: Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Rio Grande do Sul – Fessergs

7 Vistas