12/08/2014

BRASIL: Diretora da CSPB apresenta estudo em evento internacional

 Logo após, no dia 29, detalhes de seu estudo serão apresentados em Washington (EUA), na sede da Organização Pan-Americana de Saúde.
 
Após a apresentação de Cláudia Carnevalle no XX Congresso Mundial sobre Saúde e Segurança do Trabalho da OIT, em Frankfurt, a diretora da CSPB irá à capital norte-americana, à  convite da Organização Pan-America da Saúde (Pan American Health Organization) e da Organização Mundial da Saúde- OMS (“World Health Organization”), para apresentar detalhes de seu estudo sob o título: “Trabalho e Saúde na Administração pública em São Paulo: Uma experiência de intersetorialidade”.
 
Cláudia recebeu o convite pela conselheira e analista da Unidade de Informação em Saúde da Pan American Heath Organization, Vilma Gawryszewski,
 
O estudo da sindicalista foi realizado entre os anos de 2011 e 2013, em parceria com instituições representativas dos servidores como o  Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), e o Centro Avançado de Estudos na Gestão Pública e Privada (Ceaesp) . Sua elaboração foi motivada pela “extrema” relevância da participação do servidor público, tendo em vista a organização e vulnerabilidade dos trabalhadores em determinados serviços como da área de saúde, segurança pública, educação, transporte entre outros.
 
“É com grande satisfação que recebo este convite, tendo vista o reconhecimento do trabalho realizado no Brasil com os diversos parceiros e colaboradores. O trabalho realizado, fortalece  a vocação do Iamspe  para a potencialização  e a implementação de intervenções concretas na prática da atividade laboral, tendo a luz a melhora da qualidade de vida dos trabalhadores do setor público”, destaca a diretora da CSPB.
 
 
Estudo
 
 
Desenvolvido em instituições públicas, o estudo viabilizou a inscrição de 16 projetos com temas relacionados à Saúde e Trabalho, dos quais 15 desenvolvidos pelo grupo de servidores que atua diretamente com a promoção da saúde nas secretarias de Estado e um desenvolvido por profissional proveniente do Hospital vinculado ao Iamspe.
 
Dentre os temas a serem abordados nos projetos apresentados estão: intersetorialidade e trabalho colaborativo na prevenção de doenças, saúde mental, qualidade de vida no trabalho, envelhecimento no setor público, preparação para aposentadoria, absenteísmo, atividade física e trabalho, gestão ambiental, avaliação de programa de promoção da saúde no ambiente profissional e importância das comissões internas de prevenção de acidentes no setor público. A grande maioria dos projetos tem como público alvo os servidores do próprio local de trabalho.
 
Estes projetos estão em fase de desenvolvimento, incluindo definição do instrumento para coleta de dados, submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa.
 

4 Vistas