11/06/2013

BRASIL: CSPB, NOVA CENTRAL E ENTIDADES FILIADAS PARTICIPAM DA 102º CONFERÊNCIA DA OIT

7/06/2013 |

O Brasil está presente com significativa delegação representando todas as suas centrais sindicais. Participam da conferência os principais líderes dos servidores públicos das mais diversificadas tendências políticas, mas que convergem quanto à urgência da regulamentação da Convenção 151 da OIT.

O país se encontra inadimplente perante a OIT após ter depositado, no ano de 2010, o decreto legislativo que adotou a Convenção 151 da OIT e tinha até o mês de junho de 2012 para regulamenta-la. Neste contexto, a CSPB e as demais centrais sindicais que participam da conferência, pretendem agir no sentido de que a OIT tome as providências necessárias para que imediatamente o Governo Brasileiro envie ao Congresso Nacional a regulamentação da referida Convenção.

Também serão discutidos na conferência temas de extremo interesse da Classe Trabalhadora como: Emprego e proteção social no novo contexto demográfico, desenvolvimento sustentável, o trabalho decente e os empregos verdes.

Além do tema Diálogo Social, onde serão debatidas as tendências, os desafios e as oportunidades relacionadas com os atores e as instituições de diálogo social através de uma avaliação das diversas realidades e necessidades que existem no contexto da globalização, será analisada, também, a situação dos trabalhadores nos territórios árabes ocupados.

Na quarta-feira (05) a ISP – Internacional dos Serviços Públicos reuniu todos os delegados servidores públicos inscritos na Conferência, para discutir os pontos que devem ser enfatizados ao longo dos trabalhos.

A CSPB já conta com representantes no evento. O presidente da Fessergs e diretor de Assuntos Internacionais da Confederação, Sérgio Arnoud está em Genebra desde a abertura do evento.

Segundo Arnoud, que integra a Comissão sobre o Desenvolvimento sustentável, “há uma intensa mobilização das delegações internacionais de trabalhadores no sentido de questionar a aplicação da Convenção 151 da OIT que dispõe sobre liberdade de organização sindical, direito a negociação coletiva e direito de greve para os servidores públicos”.

 A CSPB irá intensificar sua participação à partir da próxima sexta-feira (14), quando está prevista a chegada de grande delegação formada por diretores e representantes da entidade.

12 Vistas