20/04/2014

BRASIL: CLATE reúne Comitê Executivo em Brasília

17/04/2014

 
A discussão ocorre durante reunião do Comitê Executivo da Confederação Latinoamericana e do Caribe de Trabalhadores Estatais – CLATE, única entidade pluralista que reúne todos os segmentos e organizações do movimento sindical do setor público da região. Com sede em Buenos Aires, Argentina, a Confederação reúne 26 entidades de 17 países.
 
“Esta reunião acontece em Brasília e tem como anfitriã uma grande e importante entidade, que é a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil. A expectativa para essa reunião tem a ver com a dinâmica e o ritmo que tem nossa Confederação e visa dar-lhe continuidade. A atividade da CLATE vai tomar como eixo para 2014 dois aspectos: o primeiro é a ratificação permanente da Convenção 151 da OIT. Temos participado das atividades e discussões acerca da negociação coletiva no setor público e este vai ser um tema central ao longo do ano”, ressalta o presidente da CLATE, Julio Durval Fuentes.
 
Segundo ele, outro tema importante da reunião será a formação política dos quadros de dirigentes nacionais. “Para avançar neste tema vamos apresentar ao Comitê Executivo todo um sistema virtual de formação, preparado e elaborado durante os últimos meses, graças ao trabalho da equipe de formação. Isto vai permitir o acesso dos nossos dirigentes, filiados de todos os países da América Latina e do Caribe, ao programa de formação à distância, através da internet”, explicou.
 
O encontro conta com o apoio logístico da CSPB. “A reunião acontece em momento de extrema importância de recuperação do protagonismo da CLATE, como espaço unitário de interlocução com os trabalhadores estatais, contribuindo para a consolidação do movimento sindical da Região. Um trabalho que vem sendo exemplarmente realizado pelo companheiro Julio Fuentes”, avalia João Domingos Gomes dos Santos, Presidente da CSPB e 1º Vice-presidente da CLATE.
 
Ele destaca, entre os temas em discussão, a Convenção 151 da OIT, cuja regulamentação não foi adotada ainda em todos os países e está na pauta da Conferência Internacional da OIT, marcada para junho deste ano. “No Brasil, a efetivação da norma é tema de consenso das centrais sindicais e está em discussão no Congresso Nacional e no âmbito do Poder Executivo. Também é tema das entidades de servidores na América Latina e, em nível mundial, é assunto da Conferência da OIT e das reuniões da  Internacional de Serviços Públicos. Portanto, o momento é oportuno para aprofundar o debate e cobrar a regulamentação”.
 
Julio Fuentes também destacou a palestra a ser proferida pela escritora e jornalista argentina, Telma Araceli Luzzani, especialista em política internacional, que fará uma análise sobre a atual situação econômica e política mundial. “Ela vai a Brasília com o objetivo de introduzir e instruir nossos dirigentes neste tema, que nos parece também estratégico como parte do programa de formação política dos quadros da CLATE”.
 
A solenidade de abertura do evento será às 19h30 do dia 23 de abril, no salão de eventos do Hotel San Marco e terá transmissão ao vivo pela TVWeb da CSPB. No dia 24, os dirigentes terão a palestra da escritora e jornalista argentina, Telma Araceli Luzzani, especialista em Política Internacional. Dirigentes das entidades participarão de audiências com autoridades do Poder Executivo e lideranças partidárias do Poder Legislativo.
 
Programação:
 
23/04/14
 
19h30 – Solenidade de abertura
21h30 – Jantar de confraternização
 
24/04/14
 
8h30 – Informe político da Presidência da CLATE
10h30 – Palestra da jornalista e escritora Telma Araceli Luzzani, especialista em Política Internacional
11h30 – Debates
12h30 – Almoço
14h às 18h – Audiências com autoridades dos poderes Executivo e Legislativo
 
25/04/14
 
8h30 – Aplicação das Convenções 151 e 154, da OIT, na América Latina
10h30 – Apresentação do Campus Virtual da CLATE para a formação política
12h30 – Almoço
14h30 – Definição das atividades regionais e locais para 2014.
 
 
 

Fonte: Gabinete/Presidência – CSPB

5 Vistas