Notícias
FORMAÇÃO À DISTÂNCIA

08/09/2017

Seminário sobre a OMC: últimos dias de inscrição


A inscrição para o seminário de formação à distância “A América Latina recebe a OMC: debates sobre o livre comércio na era Trump” está aberta até o dia 18 de setembro. Trata-se de uma proposta de formação destinada a oferecer ferramentas para compreender o sentido da chegada da OMC à Argentina e refletir sobre os possíveis impactos das negociações de livre comércio.



A iniciativa surgiu no marco da Assembleia Argentina Melhor sem TLC e conta com o apoio acadêmico do Instituto Mundo do Trabalho (IMT-UNTREF) e do Instituto de Estudos sobre a América Latina e o Caribe (IEALC-UBA). É o resultado de um esforço conjunto entre a CLATE, a UNI Américas e a ATTAC Argentina.

 

Características:

Trata-se de uma proposta de formação que visa difundir e promover o debate sobre as propostas de liberalização que avançam no marco da Organização Mundial do Comércio e através de outros instrumentos e cenários de negociação.

 

Destinatários:

O seminário está dirigido a dirigentes sindicais e sociais, estudantes e membros da comunidade acadêmica de toda a América Latina e o Caribe, bem como a toda pessoa interessada em temas de economia e política de alta incidência na vida social.

 

Modalidade:

O Seminário será ministrado à distância, através do campus virtual da CLATE: http://campus.clate.org. Em cada encontro, os participantes terão acesso a textos de apoio, material audiovisual com exposições de especialistas, atividades de autoavaliação e fóruns de debate. Além disso, eles contarão com o acompanhamento permanente de um/a tutor/a.

 

Duração:

O curso está composto por seis encontros, que serão realizados semana a semana e de forma consecutiva através da plataforma virtual. Os participantes poderão trabalhar cada encontro ao longo da semana correspondente e organizar tanto a leitura como a visualização de vídeos e a realização de atividades de acordo com a disponibilidade.

Inscrição:

A inscrição, assim como o curso, é totalmente gratuita e é feita através de um formulário eletrônico disponível em http://registro.clate.org até o dia 18 de setembro.

 

Certificado:

Os participantes que tiverem acessado o campus e completado 75% das atividades propostas receberão um certificado de participação emitido pelas entidades organizadoras, ao concluir o Seminário.

 

Cronograma e conteúdos:

Início: Segunda-feira 25/09/2017

Fim: Sexta-feira 03/11/2017

 

Datas dos encontros:

25 a 29/9 – ENCONTRO 1

¿O que é o livre comércio? Da ALCA à OMC.

02 a 06/10 – ENCONTRO 2

A Organização Mundial do Comércio e os novos temas comerciais.

09 a 13/10 – ENCONTRO 3

Tratados de proteção de investimentos e sistema de arbitragem internacional.

16 a 20/10 – ENCONTRO 4

Os serviços na agenda do comércio mundial. O TISA e o AGCS.

23 a 27/10 – ENCONTRO 5

O livre comércio na era Trump. Esse monstro chamado TPP.

30/10 a 03/11 – ENCONTRO 6

Balanço de 20 anos de livre comércio nas Américas. Desafios para o campo popular.



Compartir en FB
           próximo>