Institucionais
COLÔMBIA

04/10/2016

CLATE continua promovendo construção da paz na Colômbia


Após os resultados do plebiscito deste domingo, onde o “não” ao acordo entre o governo e as FARC-EP triunfou por uma estreita margem e com baixa participação da cidadania, a Confederação Latino-americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais (CLATE) continua promovendo a construção da paz e defende o diálogo nacional e o cessar-fogo bilateral. Este novo cenário reforça ainda mais o compromisso das forças políticas e sociais envolvidas no processo de paz na Colômbia.


Comunicação CLATE


A CLATE, junto à União dos Trabalhadores e do Serviços Públicos da Colômbia (UTRADEC), entidade afiliada, manifestam que sua vontade de pacificação e apoio ao diálogo nacional continuam intactas, na busca de uma solução pacífica à violência política que os colombianos sofrem há mais de 50 anos.


Com uma participação de pouco mais de 30% dos eleitores e uma votação apertada, onde o “não” obteve 50,21% dos votos e o “sim” 49,78%, a paz na Colômbia é um processo aberto, onde o diálogo nacional deverá prevalecer na busca de uma solução ao conflito. Enquanto 6.431.376 dos colombianos habilitados para votar optaram pelo “não”, 6.377.482 votaram pelo “sim”, o que representa uma diferença de apenas 60 mil votos.


A CLATE e a UTRADEC manifestam, com mais força do que nunca, o compromisso das organizações sindicais com a paz e redobram os esforços na construção dos consensos necessários para a sua consolidação.

 


Compartir en FB
<anterior            próximo>